3 riscos que você corre ao não contribuir para o INSS:

1) O primeiro risco, e mais óbvio, é ficar sem renda na terceira idade.

Pense bem: quanto dinheiro você precisa economizar, por mês, para poder ficar 20 ou 30 anos sem trabalhar? A expectativa de vida está aumentando rapidamente e nossa geração pode viver até os 90 anos, ou mais, tranquilamente. Se você pretende trabalhar até os 60 anos, por exemplo, ainda teria 30 anos pra necessitar de renda, sem trabalhar. Você está se preparando pra isso?

Uma aposentadoria pelo INSS, mesmo que pequena, pode suprir suas necessidades básicas, e suas reservas podem suprir o remanescente.

2) Ficar sem renda caso fique impossibilitado de trabalhar por doença ou acidente.

Considero os benefícios não programáveis os maiores trunfos de quem contribui para o INSS. Significa que, se você se machucar ou sofrer um acidente que te impossibilite de trabalhar, seja temporariamente, seja definitivamente, você terá uma renda paga pelo INSS.

Se você é diarista e fraturar o braço, como irá fazer durante o tempo em que não poderá trabalhar? Possui uma reserva? Para quanto tempo? Se você contribui para o INSS isso não é um problema, pois o benefício será pago enquanto estiver impossibilitada de exercer suas atividades.

3) Deixar seus dependentes desamparados.

Pensar na morte é algo que evitamos, mas eu considero um gesto de amor “deixar tudo encaminhado” para o caso de que isto aconteça antes do que imaginamos.

Pense na dificuldade que sua família iria enfrentar se, além da tristeza, ainda tivesse uma drástica redução de renda? Por isso, a pensão por morte paga pelo INSS é um benefício muito importante para os dependentes do falecido.

O planejamento previdenciário envolve todas estas questões. Não deixe para depois. Acompanhe minhas redes para mais dicas a respeito do assunto.

Até breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: