Meu INSS: você precisa conhecer!

A meu ver, a criação do portal “Meu INSS”(http://www.meuinss.gov.br ) foi um dos melhores serviços prestados pela Previdência.

Resumidamente, por ele, você pode agendar serviços, perícias, conhecer o seu tempo de contribuição, solicitar aposentadoria, dentre diversas outras possibilidades, sem precisar ir a uma Agência do INSS.

Vou entrar no portal e mostrar algumas funcionalidades (lembrando que ele esta disponível na internet, mas, também, há um aplicativo que você pode baixar em seu celular).

Mesmo sem senha, e logo na primeira página do portal, é possível acessar os serviços de agendamentos/solicitações, agendar perícia, emitir guia, comunicar acidente de trabalho, consultar o calendário de pagamentos dos benefícios, dentre outros:

Entrando com senha, a parte de cima da página é assim:

Mais abaixo, aparecem os serviços em destaque. Olha que maravilha:

Um dos serviços mais interessantes é o acesso ao CNIS, chamado extrato de contribuição:

Ao clicar, você vai conseguir visualizar quais os vínculos e recolhimentos que você possui no INSS, possibilitando comparar com sua carteira de trabalho (CTPS) ou com as guias de recolhimento que você possui, para ver se há tempo não considerado pelo INSS.

Caso haja alguma incompatibilidade, é possível solicitar a retificação, ou seja, a correção ao INSS, para que fique tudo certinho para quando você precisar de algum benefício ou alcançar o tempo para pedir sua aposentadoria. Isto vai fazer com que seu benefício saia mais rápido (na maioria das vezes, a demora para sair uma aposentadoria acontece pela necessidade de correção desses dados, então, se você já estiver com tudo correto quando fizer o pedido, menor o risco de demora).

Outro serviço muito legal é a simulação de aposentadoria:

Ao clicar, você vai conseguir ver se já possui direito a alguma das espécies de aposentadoria ou o tempo que falta para adquirir o direito. Mas lembre-se: o INSS usa o tempo que você possui no CNIS (extrato de contribuição), portanto, se o CNIS estiver com informações erradas, a simulação de aposentadoria também não vai estar correta, ok?

Espero que este post tenha sido útil.

Até breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: